domingo, 14 de agosto de 2011

Lente #2

Velocidade do obturador
A velocidade do obturador, determinará por quanto tempo o diafragma ficará aberto, sendo assim, também controla a passagem de luz pela lente. Foi dito aqui (Lente #1) que a abertura f 5.6 é a abertura que nos proporciona maior fidelidade da cor em nossas fotografias, mas nem sempre é possível usar essa abertura, é possível compensar o uso de outras aberturas em outras ocasiões com a velocidade do obturador. (clique na tabela para aumentar)
Número f5.6 está para v60, essa é a média ideal de abertura e velocidade, os seguintes representam compensações para uma mesma iluminação ambiente, considere que essa tabela deve-se ser usada a ISO em torno de 100 ou no máximo 200.
Dica: ao fotografar objetos em movimento (corrida, balé), use uma velocidade alta, para que o objeto se mostre mais detalhado, e sem tremor.

Relação entre os olhos e a câmera fotográfica
ISO
O ISO é a sensibilidade que o seu sensor tem a luz, mas cuidado, quanto mais ISO, mais granulação em sua fotografia. As fotos com ISO baixo são mais limpas e suaves. O ISO 100 é classificado como "normal" e irá proporcionar fotos com pouco ruído. Velocidades mais altas de ISO devem ser usadas com aberturas menores e vise e versa.
Dica: Menos luz (noite) ISO 400, Mais luz (dia) ISO 100, você pode usar o ISO até o 800 sem obter granulação.

4 comentários:

  1. Maria Eduarda Vasconcelos14 de agosto de 2011 às 18:22

    Olá! Posso dizer que sou uma leiga em fotografias, mas me interesso muito por essa área e ando pesquisando bastante sobre câmeras.
    Gostei muito dos informações presentes aqui no blog e queria saber se você tem alguma opção de um boa câmera para tirar fotos pessoais, de eventos e paisagens. Estava pensando na Nikon D3100, mas estou em dúvidas, visto que como ja disse, sou leiguissima no assunto! Se não for pedir muito, tem como me audar?
    Aguardo resposta! O blog está ótimo! Parabéns!!

    Duda

    ResponderExcluir
  2. Envie um email para fotografaphotographer@gmail.com, terei o prazer em lhe responder. Ou apenas me passe o seu.

    ResponderExcluir
  3. Maria Eduarda Vasconcelos15 de agosto de 2011 às 08:58

    meu e-mail é : m.vasconcelos@hotmail.com.br
    Desde já, obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Oii!!! Adorei as dicas do blog, fiquei em dúvida ainda qnt a lente, eu tenho uma Kodak C713 7Mp e na frente vem escrito assim: 36mm-108mm... eu estou querendo comprar uma Samsung Pl 120 e na lente vem 4.7-23.5mm 1:3.3-5.9 26mm, não tenho a minima idéia do que significam esses números, rs... mas fiquei preocupada com esse 26mm, pq a minha antiga kodak tem 36mm e essa Samsung o nº é menor, 26mm... então a minha dúvida é se a lente da minha Kodak é melhor do que essa bem mais atual.
    Se puder me dizer tb se essa máquina pl 120 é boa, eu queria uma máquina que qnd fizesse um filme, a imagem ficasse clara durante a noite, e essa minha não acontece isso, até filmagem de celular com 3mp fica bem mais clara.
    Desde já agradeço pela atenção... Obrigada!!!:)

    ResponderExcluir